Alvito com orçamento de quase 14 milhões de euros para 2026
Escrito por MarcoAbundancia em 09/01/2026
A Assembleia Municipal de Alvito aprovou o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, bem como o Plano Plurianual 2026-2030.
Segundo avançou a Câmara Municipal de Alvito, o Orçamento Municipal para 2026 totaliza os 13.863.066 euros, “representando um aumento significativo face a 2025, ano em que o orçamento foi de 12.818.060 euros”, traduzindo um reforço da capacidade financeira do Município e que permite uma maior ambição ao nível do investimento público e da resposta às necessidades da população.
Segundo esclarece o município alvitense, 6.968.460 euros correspondem a receitas correntes e 5.914.606 euros a receitas de capital, sendo as transferências do Orçamento do Estado e os fundos comunitários uma das principais fontes de financiamento.
Ao nível da despesa, a autarquia alvitense destaca “a forte aposta no investimento, com 6.761.467 euros, o que representa cerca de 49% do orçamento total, direcionados para a requalificação urbana, infraestruturas, equipamentos públicos e melhoria dos serviços municipais”.
As Grandes Opções do Plano para 2026, no valor global de 8.485.457 euros, segunda a Câmara de Alvito, “privilegiam as funções sociais, com investimentos relevantes nas áreas da habitação, educação, ação social, cultura, saúde e ordenamento do território, reforçando uma estratégia centrada nas pessoas, na coesão social e no desenvolvimento sustentável do concelho”.
Os documentos previsionais foram aprovados por unanimidade em reunião de Câmara Municipal, e em sede de Assembleia Municipal, a proposta foi aprovada por maioria, com duas abstenções da CDU.
A Câmara de Alvito sublinha ainda que, este orçamento “cumpre integralmente as regras de equilíbrio orçamental e assenta numa gestão financeira responsável, permitindo ao Município de Alvito continuar a executar projetos estruturantes, potenciar oportunidades de financiamento no âmbito do PRR e do Portugal 2030, e assegurar serviços públicos de qualidade”.
As explicações são do presidente da Câmara Municipal de Alvito, José Efigénio, que realça a importância e a dimensão deste orçamento, e deixa a ambição para o futuro do concelho.