Alunos do IPBeja promovem “Museu dos Sonhos de Infância”
Escrito por MarcoAbundancia em 13/01/2026
Os estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) promovem a simulação de um museu intitulado “Museu dos Sonhos de Infância”.
Segundo revelou o IPBeja, a iniciativa decorre na Galeria do Castelo de Beja, até 16 de janeiro de 2026, no âmbito das atividades de ensino-aprendizagem das unidades curriculares de Museografia e Produção Audiovisual e Multimédia – Projeto I, nas quais os estudantes idealizaram um acervo museológico associado aos sonhos de infância.
Segundo avança o IPBeja, a partir desse acervo, foi desenvolvido um projeto museográfico e expográfico, agora, apresentado ao público sob a forma de um simulacro de museu, que integra um conjunto de nove núcleos temáticos, concebidos para estimular a relação do visitante com o imaginário associado ao acervo pensado e exibido pelos estudantes, recorrendo a diversos dispositivos de comunicação audiovisual e multimédia.
Tratando-se de um projeto académico orientado para o desenvolvimento de competências e aptidões profissionais nas áreas da museografia e do trabalho de projeto em audiovisual e produção dos media, o “Museu dos Sonhos de Infância” afirma-se, igualmente, como um dispositivo de pensamento crítico e conceptual, promovendo a pesquisa e a indagação na área de formação do curso, em consonância com o Quadro Europeu de Qualificações.
Para além do projeto museográfico e expográfico, o museu simulado inclui, ainda, o desenvolvimento de uma linha de merchandising, a criação do site oficial do museu, a dinamização de canais de comunicação nas redes sociais e a implementação de um serviço educativo.
No âmbito das atividades do serviço educativo, realiza-se esta terça-feira, um seminário/conversa dedicado ao tema “Sonhos de Infância”, abordado nas perspetivas da Psicologia e da Literatura.