Aljustrel contesta resolução do Governo que não contempla incêndios no concelho

Escrito por em 02/09/2025

A Câmara de Aljustrel contestou a resolução do Conselho de Ministros que não contempla danos recorrentes dos incêndios ocorridos neste concelho neste verão.

O Município de Aljustrel contestou ontem, por escrito, ao Ministério da Administração Interna, a Resolução do Conselho de Ministros, datada de 28 de agosto, por a mesma não contemplar os danos decorrentes dos incêndios acontecidos neste Concelho neste Verão.

A Câmara de Aljustrel, diz ter sido  “com total perplexidade que esta autarquia recebeu esta resolução que, afinal, abrange apenas os grandes incêndios ocorridos no território nacional entre 26 de julho e 27 de agosto”.

Segundo refere a Câmara de Aljustrel em comunicado, “não havendo critério explicitado para a definição desta “janela temporal”, que discrimina negativamente o Concelho de Aljustrel, que é um dos territórios do País com mais área ardida em 2025, vem a autarquia solicitar ao Conselho de Ministros que reveja esta decisão e que alargue o período de abrangência da referida resolução, para que os lesados pelos incêndios no nosso território possam ser abrangidos pela mesma, repondo a justiça neste processo que já tanto sofrimento causou aos produtores locais e população do concelho, maioritariamente da aldeia do Carregueiro”.

A Câmara de Aljustrel recorda que, estes incêndios devastaram mais de 1200 hectares do nosso território, afetando produtores agrícolas, pecuários e florestais que devem receber, de igual forma, as medidas de apoio e de mitigação do impacto dos incêndios rurais no ano de 2025.

As explicações são do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, que diz “não fazer sentido” esta decisão, pedindo o alargamento da “janela temporal” dos incêndios abrangidos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE