ALENTEJO COM 13 PROJETOS CULTURAIS APROVADOS PELA DGARTES

Escrito por em 21/08/2025

O Alentejo é a terceira região do país com mais projetos culturais aprovados no concurso de Programação da Direção-Geral das Artes (DGArtes), totalizando 13 iniciativas, apenas atrás do Norte (19) e da Grande Lisboa (18).

No total nacional, foram admitidas 155 candidaturas e aprovados 76 projetos, com uma verba global de 1,91 milhões de euros. Outros 79 ficaram de fora, 56 deles por falta de verba. Os projetos devem ser concretizados entre 1 de julho de 2025 e 31 de dezembro de 2026, com duração máxima de 18 meses.

Entre as entidades apoiadas no Alentejo, destaca-se a Associação Lendias d’Encantar, de Beja, com 55 mil euros para o Festival Internacional de Teatro do Alentejo, e a Associação Cultural “Ainda Não Tem Nome”, de Grândola, também com 55 mil euros, para um projeto de cruzamento disciplinar. Em Odemira, dois projetos receberam 45 mil euros cada: a Escola Provisória para Nada, da Associação Provisória, e a Mostra de Artes Performativas de Odemira, da Associação Terra Batida.

Em Évora, foram aprovadas quatro iniciativas: SINTROPÍA – Programação Anual de Rotação de Culturas (Associação Cultura Antípoda), É por Elas (Associ’arte), Contos e Formas de Contar (É Neste País) e a 6.ª edição da Évora Experimental EV.EX. 2025 (Invencionarium – Colectivo de Criação).

Com financiamentos até 35 mil euros, foram ainda contemplados o Vide – Festival de Artes pela Rua (Pé de Pano, Castelo de Vide), o evento de circo Tem Graça 2026 (Associação Algures), o Encontro de Artes em Acabamento (Debateaberto), Lusofonias na Rua (Chamdarte) e o projeto Ponto D’Orvalho (Associação Ponto D’Orvalho, Montemor-o-Novo).

No conjunto nacional, a maior fatia dos apoios foi atribuída a projetos de cruzamento disciplinar (50), seguidos do teatro (13), dança (9) e circo (4).

Apesar destes resultados, cinco candidaturas da região alentejana não obtiveram aprovação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE