Alentejo 2030 com apoio para contratação de doutorados e pós-doutorados nas PME
Escrito por MarcoAbundancia em 24/04/2025
O Programa Alentejo 2030 abriu candidaturas para que micro, pequenas e médias empresas da região possam aceder a apoios financeiros para contratarem doutorados e pós-doutorados, atribuindo um total de 1,5 milhões de euros.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explicou que as pequenas e médias empresas (PME) da região já podem candidatar-se ao aviso “Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por PME – doutorados e pós-doutorados”.
A iniciativa, explicou, “visa impulsionar a inovação e a competitividade empresarial através da incorporação de talento altamente qualificado”.
O aviso de concurso, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), tem uma dotação indicativa de 1,5 milhões de euros e uma taxa máxima de cofinanciamento de 50%, segundo a autoridade de gestão do programa operacional regional.
O concurso, frisou, destina-se exclusivamente a micro, pequenas e médias empresas com contabilidade organizada, cujas atividades se enquadrem nos domínios da Estratégia de Especialização Inteligente Regional (RIS3 – EREI 2030).
As candidaturas devem prever a contratação de recursos humanos com qualificação de nível oito, ou seja, doutorados ou pós-doutorados, “com vista à aquisição de massa crítica e ‘know-how’ estratégico para o desenvolvimento de processos inovadores”, precisou.
A área geográfica abrangida é a NUT II – Alentejo, sendo elegíveis “apenas os projetos que prevejam a criação de postos de trabalho presenciais, no local do estabelecimento da empresa”.
O Programa Alentejo 2030 avisou que não serão “aceites regimes de teletrabalho, trabalho híbrido ou outras formas de prestação de serviço à distância”.
O período de candidaturas já está em curso e, incluindo análise e decisão, distribui-se por quatro fases, até 29 de dezembro deste ano.
“A receção de candidaturas poderá ser suspensa a qualquer momento, mediante esgotamento da dotação, sendo tal decisão previamente comunicada nos canais oficiais”, alertou a CCDR.
Esta medida, realçou, representa “uma oportunidade única para reforçar as equipas técnicas das PME com profissionais altamente qualificados, promovendo a inovação sustentada no tecido empresarial da região”.
Rádio Vidigueira/Lusa