AGDA avança com obras nas barragens do Enxoé e Monte Clérigo
Escrito por MarcoAbundancia em 19/12/2025
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na reabilitação de duas barragens no distrito de Beja, para “reforçar a segurança e a eficiência das infraestruturas hidráulicas da região”.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a AgdA explicou que a empreitada, já adjudicada, irá decorrer nas barragens do Enxoé e do Monte Clérigo, nos concelhos de Serpa e de Almodôvar, respetivamente.
No caso da barragem do Enxoé, os trabalhos incluem a construção do posto de observação e comando, reabilitação da descarga de fundo e do circuito do caudal ecológico, a reparação do coroamento e do descarregador de cheias, a limpeza do sistema de drenagem e a desmatação da barragem.
Por sua vez, na barragem do Monte Clérigo será realizada a desmatação, a limpeza do canal do descarregador e a reabilitação do comando da descarga de fundo.
Esta empreitada, com um prazo de execução de 270 dias, “representa um passo decisivo para garantir a segurança, operacionalidade e sustentabilidade das barragens, assegurando o abastecimento público e a proteção dos recursos hídricos”, frisou a AgdA.
A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas o grupo Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, constituída por 20 câmaras municipais dos distritos de Beja, Évora e Setúbal.
A empresa tem sede em Beja e gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, numa parceria entre o Estado e as autarquias.
Rádio Vidigueira/Lusa