Festival Terras Sem Sombra encerra 21ª temporada na Vidigueira
Escrito por MarcoAbundancia em 28/11/2025
O Festival Terras sem Sombra ruma este sábado e domingo, ao concelho de Vidigueira.
Música, património e biodiversidade continuam a ser as tónicas deste festival itinerante, que regressa por estes dias, às terras dos Gama, para o derradeiro fim de semana da 21ª temporada.
O concerto «Este/Oeste: Diálogos Musicais Entre as Filipinas e a Europa», a decorrer no sábado, na Igreja da Misericórdia, em Vidigueira, às 21.30h, vai ser protagonizado pela pianista Ana Ferreirinho, a soprano Antoni Mendezona e o tenor Romel Leo Alojado.
Também no sábado, a atividade de património cultural, com inicio pelas 15h, tem como tema «Sob a Proteção de Santa Brígida: A Aldeia de Marmelar», propondo uma visita guiada ao património histórico e artístico local, com destaque para a igreja manuelina-mudéjar e à devoção que moldou a identidade local.
No domingo, 30 de Novembro, a ação de salvaguarda da biodiversidade decorre, em parceria com a Direção Regional de Saúde do Alentejo e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, sob o mote «Aparentemente Inofensivos, Potencialmente Letais: Os Caracóis de Água Doce e a Saúde Pública», e decorre na barragem de Pedrógão.
A orientação está a cargo de Mário Jorge Santos, Delegado de Saúde Regional do Alentejo, de Manuela Calado e de Silvana Belo, ambas professoras e investigadoras do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
As explicações são de José António Falcão, diretor do Festival Terras Sem Sombra, que fala sobre este último fim de semana desta temporada do Festival, que termina desta vez na Vidigueira.