Protocolos para Plataformas Regionais de inovação assinados em Évora

Escrito por em 20/09/2023

Évora, recebeu a assinatura, dos protocolos das Plataformas Regionais de Inovação, no âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI 2030).

Segundo revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, este modelo assenta na constituição de três Plataformas Regionais de Inovação e que são a Plataforma para a promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial (PlaSuCT), Plataforma para o reforço das Cadeias Produtivas Regionais (PlaCaPRe) e Plataforma para a promoção das Qualificação dos Recursos Humanos Regionais (PlaQuaR).

Foram assinados quatro protocolos, segundo a CCDRA, que assinou com o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, S.A. o protocolo de Coordenação operacional da estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo (EREI2030), que tem como objetivo “garantir a correta e adequada monitorização e avaliação dos impactos das plataformas regionais de inovação da EREI2030, e assim contribuir para uma melhor implementação da EREI no território”.

CCDR Alentejo, ADRAL e Associação Estação Biológica de Mértola (EBM), assinaram o protocolo para a Plataforma para a Promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial (PLASUCT), com o objetivo de “promover dinâmicas coletivas de descoberta e impulso à transformação e à mudança, visando a sustentabilidade e a coesão territorial na região do Alentejo”.

De acordo com a CCDRA, foi também assinado o Protocolo de Colaboração para Plataforma para o reforço das Cadeias Produtivas Regionais (PlaCaPRe), entre a CCDRA, I.P, Sines Tecnopolo e a Associação Cluster Portugal Mineral Resources.

A plataforma pretende fortalecer as cadeias de valor associadas a recursos como o Porto de Sines, Aeródromo de Ponte Sor, Linha Ferroviária Sines/Caia, Aeroporto de Beja, Recursos Minerais, Montado de Sobro, Agroalimentar, Aeronáutica, Energia, Produtos/Serviços do Turismo.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o  último protocolo assinado foi o da Plataforma para a promoção da Qualificação dos Recursos Humanos Regionais (PlaQuaR), que teve como signatários a “CCDR Alentejo, I.P”, a Universidade de Évora e a Fundação Alentejo, com o objetivo principal do “mapeamento, a articulação e a promoção de iniciativas no domínio da qualificação dos recursos humanos na região do Alentejo”.

 

Foto: CCDRA


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE