A ACOS aumentou resposta às necessidades dos produtores de azeitona e de azeite.

Escrito por em 30/09/2020

A ACOS aumentou resposta às necessidades dos produtores de azeitona e de azeite.

Em comunicado a ACOS – Agricultores do Sul, deu conta da aquisição recente de equipamentos para o Laboratório de Química e aumento da oferta de análises de azeite ao encontro das necessidades dos produtores.

Segundo a ACOS – Agicultores do Sul, com mais estes equipamentos, passou a ser possível fazer no Laboratório da ACOS uma grande parte das determinações analíticas necessárias à classificação do azeite como virgem extra, virgem ou lampante, categorias definidas em regulamentos comunitários.

Estas análises permitem avaliar a qualidade e a pureza do azeite, ou seja, se o azeite produzido tem qualidade adequada à sua comercialização e se não tem misturas com outros óleos vegetais.

Segundo a ACOS é também já possível a determinação do teor de componentes antioxidantes naturais relevantes para a saúde, ou seja, de polifenóis totais e de hidroxitirosol, tirosol e oleuropeina em azeitona e azeite.

O laboratório de Química da ACOS tem actualmente disponíveis análises de rendimento e qualidade em azeitona, análises de bagaço de azeitona, de qualidade e de pureza do azeite e ainda análises ao óleo de bagaço de azeitona.

Este tipo de análises permite verificar possíveis problemas na qualidade da azeitona em resultado de falhas durante o processo de produção, transformação e armazenamento, que poderão conduzir a uma desvalorização do azeite produzido, e também problemas de pureza que podem resultar de contaminações acidentais ou de fraudes.

As análises disponíveis permitem também a certificação do azeite que se destina à exportação, designadamente para o Brasil.

Para assegurar e atestar a qualidade dos resultados do laboratório, a ACOS pediu a acreditação pela norma NP EN ISO/IEC 17025, a qual foi obtida em 2015. A acreditação segundo esta norma é um reconhecimento da competência técnica do Laboratório e obriga a um controlo de qualidade permanente dos ensaios realizados.

O laboratório da ACOS participa anualmente em três ensaios – de âmbito internacional – de comparação interlaboratorial ao azeite e em um de azeitona.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE