Seca desagravou-se no final de Outubro

Escrito por em 11/11/2022

A situação de seca meteorológica desagravou-se no final de Outubro.

Segundo revelou o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no final de outubro, 61,9% do território estava em situação de seca metereológica, na classe fraca (34,3%), moderada (17,9%) e severa (9,7%), enquanto no final de setembro, a situação de seca se espalhava por todo o país.

De acordo com o IPMA, 29,1% do território estava em situação normal e 9% em chuva fraca.

O Boletim Climatológico do IPMA revelou ainda que no final do mês passado já não havia seca meteorológica na região noroeste e em grande parte da região do centro, “após nove a 10 meses nessa situação”, mantendo-se no interior norte (distritos de Bragança e Vila Real) e parte da região centro (a sul de Coimbra), que estão na classe de seca fraca.

Também em seca meteorológica, mas na classe moderada, estão o Alentejo e o Algarve mantendo-se ainda a classe de seca severa numa faixa interior do Baixo Alentejo e sotavento Algarvio, segundo o IPMA.

De acordo com o IPMA, o mês de outubro em Portugal continental classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

O boletim do IPMA, revela ainda que houve um aumento significativo em quase todo o território da percentagem de água no solo, em particular na região Noroeste, no litoral Centro e nalguns locais da Beira Baixa, sendo que “no interior Norte e no Alentejo e Algarve ainda se encontram muito locais com valores inferiores a 20%”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE