Proprietários e Beneficiários de Alqueva preocupados com captação no Rio Guadiana

Escrito por em 26/03/2021

A Associação de Proprietários e Beneficiários de Alqueva expressou esta semana em comunicado a sua preocupação, com a construção de uma captação no rio Guadiana, próximo do Pomarão,  no concelho de Mértola, que tem em vista reforçar as disponibilidades de água no Algarve.

Trata-se de um projecto que foi integrado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo, com prazo de execução até 2026.

Segundo a associação, em comunicado, o projeto de captação de água no Guadiana, junto à localidade de Pomarão, no concelho de Mértola, coloca em causa a disponibilidade do Alqueva em anos de seca e a viabilidade do respetivo Empreendimento de Fins Múltiplos (EFMA).

Segundo a APBA em comunicado, “é do conhecimento público” uma captação espanhola em Boca-Chança, localizada junto à povoação de Pomarão, que Espanha pretenderá regularizar, pelo que “Portugal corre o risco de ser ainda mais prejudicado” por ficar numa “posição de fragilidade” relativamente a essa captação.

Segundo explicou à Rádio Vidigueira, o presidente da Associação de Proprietários e Beneficiários de Alqueva, devido às alterações climáticas “não será fácil satisfazer todas as necessidades”  dos cerca de 200 mil hectares regados por Alqueva.

Segundo João Cavaco Rodrigues, este projecto de captação e fornecimento de água para o Algarve, que tem de ter o acordo de Portugal e Espanha,  “pode por em causa os compromissos assumidos com os regantes”, apontando o responsável da APBA, outras soluções mais vantajosas.

João Cavaco Rodrigues


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE