Presidente da Câmara de Beja defende nova linha ferroviária de alta velocidade Lisboa/Algarve

Escrito por em 22/11/2022

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio (PS), defendeu esta terça-feira,  que criar uma nova linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Algarve que passe pelo interior é a opção que tem “mais lógica”.

“Dentro das duas possibilidades que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) coloca para fazer esta ligação [entre Lisboa e o Algarve em alta velocidade], esta é que tem mais lógica e a que é mais rápida”, disse à agência Lusa o autarca alentejano.

O presidente da Câmara de Beja falava à Lusa a propósito do Plano Ferroviário Nacional, apresentado pelo Governo na semana passada e que vai entrar em fase de discussão pública.

O plano prevê um estudo sobre a ligação de alta velocidade entre Lisboa e o Algarve, com duas alternativas: a modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou um novo eixo, que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa – Faro inferior a duas horas.

“Parece-nos que esta opção [mais pelo interior e com passagem por Beja] é aquela que faz mais sentido”, pois “toca todas estas cidades, colocando-as a curta distância umas das outras, com a possibilidade de podermos ter ligações a Espanha”, observou Paulo Arsénio.

Na opinião do autarca bejense, esse corredor ferroviário de alta velocidade seria “benéfico para a economia” regional, “turismo incluído”, e “eventualmente para o Aeroporto de Beja”, além de permitir “uma ligação a território espanhol”.

Por isso, disse à Lusa, “faz todo o sentido” criar esta ligação entre Lisboa e o Algarve passando por Évora e Beja.

“Não nos cabe na cabeça que a opção possa ser pela continuidade de uma linha, que, sendo naturalmente muito importante, não une estes pontos fulcrais do território e, além disso, consome mais tempo de viagem para quem a utiliza”, justificou.

No PFN consta igualmente a eletrificação do troço da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja até 2030, projeto que o presidente da câmara municipal disse ser “o mais urgente e mais fundamental para o território nesta fase”.

Nesse sentido, Paulo Arsénio afirmou ser “expectável que, em 2028, a ligação elétrica entre Beja e Casa Branca exista”.

Para o autarca, “é muito importante” que o concelho esteja presente no PFN, mas deixou um alerta: “Mas é também muito importante que os planos se cumpram e que não fiquem a meio, porque isso tem prejudicado sistematicamente Beja”.

O PFN foi apresentado, a 17 de novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que vai ficar responsável pela avaliação ambiental estratégica do documento, com a cooperação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Aprovada pelo Governo, a proposta de PFN será agora colocada em discussão pública, regressando depois ao Conselho de Ministros, de onde sairá para discussão na Assembleia da República.

Situação que foi revelada por António Costa, no passado domingo, na Vidigueira, aquando da presença no 20º Congresso Federativo do PS Baixo Alentejo.

O secretário-geral do PS falou da aposta na ferrovia como “absolutamente essencial”, apontando a abertura da “discussão pública ” do novo Plano Ferroviário Nacional, que vai estudar a possibilidade de um novo corredor ferroviário que ligue Lisboa, Évora, Beja e Faro.

António Costa

 

Rádio Vidigueira/Lusa


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE