CIMBAL reuniu com Aeroporto de Beja como principal tema

Escrito por em 13/07/2022

A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu na passada segunda-feira, o Conselho Intermunicipal, com o Aeroporto de Beja como principal tema.

Segundo a CIMBAL em nota de imprensa, a infraestrutura, “absolutamente essencial” para o desenvolvimento do território tem sido objeto de debate, no seio dos órgãos da CIMBAL e à qual tem sido dado especial relevo nos contributos efetuados por esta Comunidade para o Plano Nacional de Investimentos — PNI 2030; para o Alentejo 2030 e PRR — Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com a CIMBAL, “o momento atual, de retoma “pós pandemia” do mercado turístico, colocou grandes dificuldades às companhias aéreas em dar resposta à enorme procura”, com os principais aeroportos completamente esgotados, com inúmeros voos cancelados.

Segundo a CIMBAL, devido à atual situação e com o Aeroporto de Beja “subaproveitado”, os autarcas “deliberaram convidar o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para debater a situação atual e perspetivas futuras, sobretudo tendo em vista a capacidade de resposta deste equipamento e quais as complementaridades que pode proporcionar a Lisboa e Faro”.

As explicações foram deixadas por António Bota, presidente da CIMBAL, que diz existirem “demasiados estudos feitos” sobre o Aeroporto de Beja, importando saber por parte da ANA, Da Vinci, e do próprio Governo,  “ o que é que realmente querem fazer do Aeroporto de Beja”.

António Bota

Em cima da mesa na reunião do Conselho Intermunicipal, a CIMBAL destacou ainda as aprovações de procedimentos, no âmbito do projeto +Sucesso Educativo (Projeto intermunicipal financiado pelo Alentejo 2020 — FSE, para Promoção do Sucesso Escolar); Disponibilização de Módulos Aplicacionais para Gestão de Projetos Educativos e de Plano de Turma no Observatório da Educação do Baixo Alentejo, possibilitando aos Agrupamentos de Escolas dar resposta à nova legislação; Foram também prorrogados para o próximo ano letivo, o projeto “Hypatiamat” (reforço das competências na área da matemática nos 2.°s e 3.°s anos do primeiro ciclo) e “CiiL” competências pré-leitoras e leitoras (último ano do préescolar e 1.0 ano do primeiro ciclo).


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