Centro Cultural de Beringel vai ter o nome de Linda de Suza
Escrito por Admin RVidigueira em 30/06/2023
A Assembleia de Freguesia de Beringel, aprovou por unanimidade a proposta do executivo da Junta de Freguesia em atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel.
Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira ‘a salto’, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como o fizeram muitos conterrâneos não só da freguesia de Beringel, assim como de todo o país.
“De forma a homenagear e imortalizar Linda de Suza, por tudo o que ele simbolizou para a comunidade emigrante, por dar a conhecer o nome de Beringel ao mundo”, o executivo da Junta de Freguesia de Beringel, propôs a atribuição do nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, e que foi aprovada por unanimidade.
O executivo da Junta de freguesia pretende ainda “criar nesse espaço uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, de forma a que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a sua história”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, pelo presidente da junta de freguesia de Beringel, Vitor Besugo, que diz querer “perpetuar” o nome de Linda de Suza, na terra que a “viu nascer”.
A cerimónia de atribuição do nome ao Centro Cultural e a respectiva homenagem a Linda de Suza será anunciado em breve.