Beja em aviso amarelo devido ao calor(act.)

Escrito por em 23/06/2023

Beja, é um dos distritos em aviso amarelo, devido ao calor que se vai sentir nos próximos dias.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar a partir de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo desde as 12h00 de hoje e até às 18h00 de sábado devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo de tempo quente para Beja, Bragança, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Portalegre também começou às 12h00 de hoje, mas vai vigorar até às 18h00 de domingo.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As previsões segundo o IPMA, apontam para tempo quente e seco, devido à ação de uma “crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira, que dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África”.

Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou a recomendação de especial atenção aos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.

No seu ‘site’, a DGS aconselha que os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas sigam as recomendações do médico assistente ou da linha SNS24 e aconselha o contacto e acompanhamento de idosos e outras pessoas que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco.

A DGS recomenda igualmente cuidados especiais como evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30 a cada duas horas e após banhos de praia e piscina.

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população, devido ao “incremento do risco de incêndio rural”.

A ANPC, “recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE