Morreu o bispo emérito de Beja António Vitalino Dantas
Escrito por MarcoAbundancia em 09/10/2026
Morreu esta sexta-feira de madrugada, o bispo emérito de Beja, António Vitalino Dantas, no hospital de Braga, onde estava internado, vítima de doença prolongada.
Segundo revelou em comunicado o bispo de Beja, Fernando Paiva, “com profundo pesar, comunico o falecimento de D. António Vitalino Fernandes Dantas”, que completaria 85 anos de idade no próximo mês de novembro.
“Na dor desta separação, confiamos na misericórdia de Deus e na esperança da ressurreição, certos de que, em Cristo, a morte não é o fim, mas a passagem para a vida eterna”, refere Fernando Paiva em comunicado.
Segundo o comunicado do Bispo de Beja, as exéquias vão decorrer amanhã, em Parada de Gatim, concelho de Vila Verde, distrito de Braga, de onde era natural Vitalino Dantas.
Fernando Paiva vai presidir à missa, que tem lugar às 16:00, na Igreja Matriz de Parada de Gatim, seguindo depois o funeral para o cemitério dessa localidade.