II Jornadas do Lar D. José do Patrocínio Dias terminam hoje

Escrito por no 19/06/2021

Terminam hoje as II Jornadas do Lar D. José do Patrocínio Dias. A segunda edição desta iniciativa tem como tema “Cuidar com Qualidade: vivências, problemas, soluções” e está a decorrer online, através da plataforma Zoom. A organização está a cargo da Congregação das Oblatas do Divino Coração e do Patronato de Santo António – Lar D. José do Patrocínio Dias.

De acordo com a organização, “esta iniciativa tem como objetivos promover o reforço da capacidade científica nas áreas da saúde e da intervenção social, assim como uma reflexão alargada sobre a problemática. Tem ainda como perspetiva avaliar a atual legislação enquadradora, tal como aumentar a abrangência e qualidade dos cuidados paliativos, tanto a pessoas institucionalizadas como no seu domicílio”.

Durante dois dias, vários especialistas na matéria pretendem trocar opiniões e experiências sobre o trabalho e os problemas com que se debatem diariamente, assim como, apontar soluções para o futuro.

Neste sábado, os trabalhos iniciam- às 09h00, com um painel sobre “Situações vividas em contexto de pandemia: soluções encontradas. A adversidade trouxe força, mas… o que aprendemos? O que tem de mudar?”.

Este painel vai colocar em reflexão e debate uma pluralidade de contributos e vai contar com a participação de Ana Bernardo, médica paliativista, diretora do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, Paula Moreira, Diretora Técnica da Associação Bem-Estar Social Reformados e Idosos de Canhestros (Ferreira do Alentejo), Telma Teixeira, fisioterapeuta no lar D. José do Patrocínio Dias vai  falar sobre o “Plano de Contingência: o ideal e o possível” e a enfermeira Catarina Costa, da mesma instituição, vai debruçar-se sobre a “Importância de uma equipa de saúde especializada”.

Segue-se a intervenção “O papel da assessoria em cuidados paliativos” a cargo de Catarina Pazes, enfermeira na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+, seguida da “Experiência inglesa” com Nuno Lopes, enfermeiro no Reino Unido.

Depois de um período de debate e de uma pausa, os trabalhos prosseguem com a intervenção “Ética de cuidado, legislação, qualidade de cuidados” com Isabel Galriça Neto, médica paliativista , diretora do departamento de cuidados continuados e paliativos do Hospital da Luz. Como comentadora vai estar Fátima Silva, farmacêutica comunitária e responsável pelo acompanhamento farmacoterapêutico em lares de idosos.

A sessão de encerramento das jornadas está marcada para as 12.30 horas.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa actual

Título

Artista

Background