Atraso na construção do Circuito Hidráulico de Vidigueira em debate na Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito (ACT.)

Escrito por no 30/07/2021

A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito recebe esta sexta-feira, a partir das 9.30h, uma reunião com o atraso na construção do Bloco de Rega de Vidigueira e Cuba como tema central.

Segundo revelou a Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, esta reunião vai contar com a presença de Pedro do Carmo deputado do PS e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, João Dias deputado do PCP, os autarcas dos Municípios de Cuba e Vidigueira, João Português e Rui Raposo, dois representantes da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e um agricultor, entre outros interessados no desenvolvimento deste projeto.

A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito recorda que “desde 2017 que existe a promessa da execução do Circuito Hidráulico da Vidigueira e respetivo Bloco de Rega”, com este novo Bloco de Rega a fazer parte da expansão prevista para o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, o qual contava em 2017 com 120 mil hectares de área disponível para rega, com previsão de aumento para cerca de 170 mil hectares até finais do ano de 2021. Até ao momento, Vidigueira e Cuba, ainda não têm este projeto implementado”.

José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, diz “acompanhar com preocupação” este atraso nas obras, realçando a importância da água para estes dois concelhos.

No final da iniciativa, a Rádio Vidigueira ouviu os intervenientes da mesma.

Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, afirma que a autarquia acompanha com “grande preocupação”, este atraso na construção do bloco de rega de Vidigueira, destacando a “série de investimentos” já realizados.

João Português, presidente da Câmara de Cuba afirma que este bloco de rega já deveria estar concluído, porque é “importantíssimo”# para a região, destacando os “investimentos avultados” que foram feitos pelos agricultores.

O autarca cubense revelou que em conjunto com a Câmara de Vidigueira, pediu ontem uma “auscultação” à ministra da agricultura, para “sensibilizar” sobre este assunto, que poderá chegar ao primeiro ministro.

Para João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, “é um erro não aproveitar e concluir todo o projecto de execução, que já está concluído”.

João Dias diz faltar a verba da comparticipação nacional para que o projecto se concretize, e fala em situações “dramáticas” por parte dos agricultores, que aguardam a chegada da água.

Para Pedro do Carmo, deputado do PS e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, é “urgente” a construção deste bloco de rega, dizendo ter constatado “in loco a gravidade no atraso deste bloco de rega”, dizendo que “esta região não pode ficar para trás”.

O parlamentar socialista diz tratar-se de um projecto “vital”, e promete “dar voz” a estas reivindicações, para acelerar este processo.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa actual

Título

Artista

Background