Baixo Alentejo em seca moderada

Written by on 11/06/2021

A região sul de Portugal continental registou no final de maio um aumento da área em seca meteorológica, com o Baixo Alentejo e o Algarve em situação de seca moderada e alguns locais em seca severa..

Segundo revelou esta semana o Instituto Português do Mar e da Atmosfera,através do índice meteorológico de seca (PDSI), no final do mês de maio verificou-se um aumento da área em seca meteorológica assim como da intensidade na região sul, face ao mês anterior.

A região nordeste do território continental estava na classe de seca fraca.

No final do mês, 55,4% de Portugal continental estava em seca normal, 26,4% em seca fraca, 14,6% em seca moderada, 2,1% em chuva fraca e 1,5% em seca severa.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de maio, em Portugal continental, classificou-se como quente e muito seco.

Segundo os dados do relatório, o valor médio de temperatura média do ar, 16,20 graus Celsius, foi superior ao valor normal.


As opiniões dos nossos leitores

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist

Background