EMA reforça importância da vacina da AstraZeneca

Written by on 08/04/2021

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, ontem, que existe uma “possível relação” entre a vacina da contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e a formação de “casos muito raros” de coágulos sanguíneos, mas reforçou a importância da vacina face aos riscos.

“A EMA encontrou uma possível relação [entre a vacina da AstraZeneca] e casos muito raros de coágulos de sangue incomuns com plaquetas sanguíneas baixas”, mas “confirma que o risco-benefício global permanece positivo”, informa o regulador da União Europeia (UE).

No entanto a EMA alertou, os profissionais de saúde e os utentes que receberam a vacina a manterem-se conscientes desta possibilidade e pede às pessoas que tenham sido inoculadas com a mesma para procurarem “ajuda médica urgente” caso desenvolvam sintomas relacionados com coágulos sanguíneos ou níveis baixos de plaquetas.

De acordo com a Agêbncia Europeia do Medicamento, a maioria dos casos comunicados ocorreram em mulheres com menos de 60 anos de idade e no prazo de duas semanas após a vacinação, não tendo sido confirmados fatores de risco específicos.


As opiniões dos nossos leitores

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist

Background